Pesquisar
Close this search box.

Quem Somos

A SBDG é a única organização na América Latina que endereça, de maneira vivencial, portanto por meio de práticas, as questões que todos nós, diariamente, enfrentamos em nosso ambiente profissional e/ou familiar.

Qualquer grupo, sua própria equipe, seus pares, colegas, membros de uma diretoria, associação, instituição de ensino, família empresária, cooperativas, clientes, pacientes entre tantos outros, demandará de cada um de nós uma interação, assim como a construção de relações de confiança para que juntos possamos atingir os resultados acordados mas também, um clima saudável de cooperação mútua, essencial para nosso equilíbrio.

O que fazemos diz muito sobre nós

No que acreditamos

As relações humanas são pautadas pela confiança e entendimento mútuo do que move o outro. Sendo assim, se faz necessário entender o próprio funcionamento. E, para isto,  é essencial que cada indivíduo compreenda e desenvolva diversos papéis nos grupos em que atua, por meio da vivência, autoconhecimento e da autopercepção.

Propósito

Promover o desenvolvimento do indivíduo, das relações e dos grupos, por meio da educação pela experiência, com foco no processo e visando o crescimento humano e coletivo.

Visão

Até 2025, ser reconhecida pela sua excelência em desenvolvimento humano e coletivo, fortalecendo sua abrangência e participação no mercado nacional.

Princípios

  • Ética
  • Respeito às pessoas com verdade e transparência.
  • Cuidado com os grupos e colaboradores.
  • Coerência entre nossas ações e estratégias estabelecidas.
  • Humildade, pois entendemos que quanto mais sabemos, mais necessitamos aprender.
  • Coragem e competência para enfrentar desafios e atender as demandas decorrentes dos mesmos.

A história da SBDG

Um sonho grande de uma mulher extraordinária: Fela

Fela Moscovici introduziu no Brasil a metodologia da Educação de Laboratório e publicou a primeira obra específica sobre o tema, em 1965, o livro Laboratório de sensibilidade – Um estudo exploratório.

Ela é uma das fundadoras da SBDG.

A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos é uma entidade  sem fins lucrativos, que fornece subsídios técnicos, teóricos e vivenciais  às pessoas que atuam junto a grupos, nas organizações públicas, privadas  e do terceiro setor, nos seguimentos: empresarial, saúde, educação,  comunitário e outros.

Desde sua fundação, em 1983, já formou mais de 326 turmas em quase todos os Estados do Brasil.

A instituição é considerada o maior centro de referência em Dinâmica dos Grupos na América Latina e seus programas e metodologia contribuem fortemente para o desenvolvimento das relações no trabalho, na gestão de conflitos, o que, consequentemente, aporta de forma concreta aos resultados das organizações e ao seu ambiente de trabalho.

A gestão da SBDG

Nossa diretoria e como ela agrega para você

A diretoria da SBDG é eleita a cada 2 anos por seus associados, alunos, ex-alunos que se mantiveram conectados à instituição e didatas.

Seu propósito maior é garantir a excelência de seus programas, promover que o aprendizado se mantenham vivo e que todos, conectados a esta instituição, tenham orgulho de fazer parte, de uma forma ou de outra, da SBDG.

Mariete

Meriete Mendes Pantoja Cardoso

Angela

Ângela Caon Pieruccini

Martha

Martha Magalhães

Leonardo

Leonardo Miggiorin

Anderson

Anderson Renato Estrada

Roberson

Roberson Machado Soares

Conselho Superior

É o guardião do propósito e diretrizes de longo prazo da instituição. Consideram-se questões estratégicas, os objetivos macro apresentados pela gestão em exercício.

HIlton_Certa

Hilton Mancio

Eliane Rank

Eliane de Melo Meira Rank

Isabel Doval

Isabel Doval

Lídia Mância

Lídia Mância

Mariete

Meriete Mendes Pantoja Cardoso

Angela

Ângela Caon Pieruccini

Nossa Equipe

Cristiane

Cristiane Caetano

Lucas

Lucas Belifel

Susi

Susi Rodrigueiro

Código de Ética e Estatuto