Pesquisar
Close this search box.

Quem Somos

Somos a única instituição na América Latina que realiza Formação em Desenvolvimento dos Grupos de forma eminentemente vivencial, apoiada por referenciais teóricos amplamente testados e comprovados em mais de 40 anos de atuação.

Prezamos por um formato amparado no Aprender-Fazendo, a partir da vivência de cada membro das turmas e que integra aspectos do Pensar, Sentir e Agir desde o primeiro dia da Formação.

Entendemos que nos mais diversos contextos que estamos inseridos (organizações, grupos sociais, família, escola), a necessidade de facilitar pessoas e processos de forma adequada contribui para o alcance não apenas dos resultados pretendidos, mas também para a construção de relações de confiança com base em um clima saudável de cooperação mútua, essencial para nosso equilíbrio.

.

O que fazemos diz muito sobre nós

No que acreditamos

As relações humanas são pautadas pela confiança e entendimento mútuo do que move o outro. Sendo assim, se faz necessário entender o próprio funcionamento. E, para isto,  é essencial que cada indivíduo compreenda e desenvolva diversos papéis nos grupos em que atua, por meio da vivência, autoconhecimento e da autopercepção.

Propósito

Promover o desenvolvimento do indivíduo, das relações e dos grupos, por meio da educação pela experiência, com foco no processo e visando o crescimento humano e coletivo.

Visão

Até 2025, ser reconhecida pela sua excelência em desenvolvimento humano e coletivo, fortalecendo sua abrangência e participação no mercado nacional.

Princípios

  • Ética
  • Respeito às pessoas com verdade e transparência.
  • Cuidado com os grupos e colaboradores.
  • Coerência entre nossas ações e estratégias estabelecidas.
  • Humildade, pois entendemos que quanto mais sabemos, mais necessitamos aprender.
  • Coragem e competência para enfrentar desafios e atender as demandas decorrentes dos mesmos.

A história da SBDG

O começo de um sonho

Em 1977, um ano após ter organizado evento de Psicologia em Porto Alegre (RS) e inspirado pela metodologia de Fela Moscovici, Doralício Siqueira, Psicólogo e apreciador das relações humanas, criou o primeiro grupo de Formação daquela que, anos depois, seria a atual Formação em Desenvolvimento dos Grupos da SBDG.

Os três primeiros grupos foram conduzidos pela pessoa que trouxe a metodologia para o Brasil, Fela Moscovici. Após formar as três turmas, Fela seguiu seu caminho e os formados passaram a realizar a capacitação de novas pessoas.

Em 1983 foi criado o GERS – Grupo de Estudos Regional Sul de Dinâmica dos Grupo, entidade que agregava os formandos pela metodologia, e que tinha como sede, a Racional Consultoria, em Porto Alegre empresa pertencente a Doralício Siqueira.

O sonho realizado

Em 1986 a quantidade de pessoas formadas e que estavam colocando em prática os princípios da formação já era bem expressiva. Neste momento, em 1986, foi criada a Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos com sede em Porto Alegre – RS.

Na prática

Ao longo de 40 anos de existência, a SBDG já vivenciou muitas fases, sempre avançando e contribuindo com seu propósito.

A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos é uma entidade sem fins lucrativos, que fornece subsídios técnicos, teóricos e vivenciais às pessoas que atuam junto a grupos, nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos seguimentos: empresarial, saúde, educação, comunitário e outros.

Desde sua fundação, em 1983, já formou mais de 330 turmas em quase todos os Estados do Brasil.

A instituição é considerada o maior centro de referência em Dinâmica dos Grupos na América Latina e seus programas e metodologia contribuem fortemente para o desenvolvimento das relações no trabalho, na gestão de conflitos, o que, consequentemente, aporta de forma concreta aos resultados das organizações e ao seu ambiente de trabalho.

Devemos celebrar também o trabalho de Fela Moscovici, que introduziu no Brasil a metodologia da Educação de Laboratório e publicou a primeira obra específica sobre o tema, em 1965, o livro Laboratório de sensibilidade – Um estudo exploratório. A ela nossos agradecimentos.

A gestão da SBDG

Nossa diretoria e como ela agrega para você

A diretoria da SBDG é eleita a cada 2 anos por seus associados, alunos, ex-alunos que se mantiveram conectados à instituição e didatas.

Seu propósito maior é garantir a excelência de seus programas, promover que o aprendizado se mantenham vivo e que todos, conectados a esta instituição, tenham orgulho de fazer parte, de uma forma ou de outra, da SBDG.

Mariete

Meriete Mendes Pantoja Cardoso

Angela

Ângela Caon Pieruccini

Martha

Martha Magalhães

Leonardo

Leonardo Miggiorin

Anderson

Anderson Renato Estrada

Roberson

Roberson Machado Soares

Conselho Superior

É o guardião do propósito e diretrizes de longo prazo da instituição. Consideram-se questões estratégicas, os objetivos macro apresentados pela gestão em exercício.

Eliane Rank

Eliane de Melo Meira Rank

Isabel Doval

Isabel Doval

Lídia Mância

Lídia Mância

HIlton_Certa

Hilton Mancio

Mariete

Meriete Mendes Pantoja Cardoso

Angela

Ângela Caon Pieruccini

Nossa Equipe

Cristiane

Cristiane Caetano

Lucas

Lucas Belifel

Susi

Susi Rodrigueiro

Código de Ética e Estatuto