BLOG

A vida em grupo – aprendizagem

As experiências vivenciadas pelos membros de um grupo sejam grupo organizacional, familiar ou de formação, podem proporcionar mudanças significativas na vida das pessoas que os compõe.

O conhecimento da dinâmica do grupo do qual a pessoa faz parte ajuda a entender muitas de suas ações e reações. Idéias, conhecimentos, opiniões, ações, expressões comportamentais, crenças, sentimentos, atitudes, valores e filosofia de vida de cada membro do grupo constituem insumos no processo de interação global.

1-Apredizadoemgrupo

Segundo Moscovici, a influência recíproca do repertório individual é inescapável: ninguém fica imune ao intercâmbio com as outras pessoas no grupo. No grupo, o processo de aprendizagem ocorre pela aquisição de novos conhecimentos e principalmente na aquisição de novos comportamentos que confirmam efetivamente que aprendemos. À medida que o outro fala da sua experiência de vida eu posso aprender. Pode ser através de fatos que o outro viveu, de lugares que visitou, de sabores que experimentou. […]

A verdadeira aprendizagem chega ao coração do que significa ser humano. Através da aprendizagem, nos recriamos. Através da aprendizagem tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer. Através da aprendizagem percebemos novamente o mundo e nossa relação com ele. Através da aprendizagem ampliamos nossa capacidade de criar, de fazer parte do processo gerativo da vida.

Em seu livro, A Quinta Disciplina, Senge comenta que na aprendizagem em grupo as habilidades coletivas são maiores que as habilidades individuais e que através do diálogo, o grupo poderá desenvolver várias idéias relevantes.

Quando o grupo aprende, além de produzir resultados extraordinários, seus integrantes se desenvolvem com maior rapidez do que no sentido individual.  Ainda segundo Senge, “a aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar resultados que seus membros realmente desejam”.

De acordo com Fleury, no que diz respeito ao grupo, a aprendizagem p200570989-001ode ocorrer em um processo social e coletivo e para compreendê-lo é preciso observar como o grupo aprende e como combina os conhecimentos e as crenças individuais. É importante interpretá-las e integrá-las em esquemas coletivos partilhados. Estes esquemas podem constituir orientações para ações e o desejo de pertencer ao grupo pode constituir um elemento motivacional no processo de aprendizagem.

A aprendizagem em grupo contribui para o nosso desenvolvimento.

Cristiane da Silva & Flávia Thays de Nez – SBDG – Caderno 97 – As contribuições da vida em grupo na aprendizagem, pg 7.

Veja também