A SBDG

História

Foi lançado em Porto Alegre, pelo psicólogo Doralicio Siqueira Filho, o 1.º ERPO – Encontro Regional de Psicologia Organizacional, com a promoção da Racional Consultoria. Neste evento, Fela Moscovici proferiu uma conferência sobre Desenvolvimento Interpessoal, sensibilizando vários participantes para realizarem a formação de Coordenadores.

Doralício, mobilizando profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que participaram da palestra realizada no 1º ERPO, constituiu o 1.º Grupo de Formação de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal no Sul do Brasil. O início foi no ano de 1977 e contou com a participação de 18 integrantes e a coordenação de Fela Moscovici.

Em março de 1979 foi concluída a formação deste 1.º grupo de coordenadores, na cidade de Porto Alegre/RS, com 17 participantes formados. No final do ano foi realizado um Encontro de Supervisão com os participantes que tinham concluídos os relatórios de estágio de coordenação/ observação de grupos de desenvolvimento.

No mês de outubro, em Porto Alegre, durante a realização do 1.º ENAP – Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos, promovido pela Racional, foram concedidas as 1.ªs certificações de especialistas a Doralício Siqueira Filho, Emiliana S Cardoso, Maria Helena Schuck e Paulo Helriguel. Também destacou-se nesse evento a coordenação pela 1.ª vez em nosso País de laboratórios vivenciais em um congresso de Recursos Humanos, com a coordenação de especialistas formados por Fela Moscovici.

Em 1982 Fela Moscovici, inicia o 2.º grupo de formação na região sul, com sede em Curitiba.

Em 1983, início do 3.º grupo de formação em Porto Alegre, contando com a mesma mestra na coordenação.

Criação da Instituição: Reunindo participantes do grupo formado em 1979 e participantes em formação do 2.º e 3.º grupos, respectivamente de Curitiba e Porto Alegre, em 11 de dezembro de 1983, realiza-se a assembleia geral de criação do GERS – Grupo de Estudos Regional Sul, de Dinâmica de Grupo, Psicoterapia e Psicodrama, tendo como sede, a Racional Consultoria em Porto Alegre. Fela Moscovici estava presente e foi agraciada com o titulo de sócia honorária. Nesta oportunidade foram criados os Estatutos e objetivos do GERS e eleita a 1.ª diretoria, assim constituída:

Presidente – Doralício Siqueira Filho
Vice-Presidente – Paulo Roberto Helrighel
Tesoureira – Maria Helena Schuck
Secretária – Geruza Maria Borges Binfaré
Conselho Consultivo – Cenira Araújo dos Santos, Etelvina R. Fabrício da Cunha, Irto Ciochetta, Suzana Beiro Ranck Teixeira
Comissão de Divulgação – Roberto Caetano Castiglia, Dalva Mary Ribeiro, Zilá Maria Maguilnick
Comissão Científica – Ney Medeiros, Lisete T. Herzog, Lídio Munhoz Olmedo e Branca Regina Chedid
Comissão de Cursos – Constância Margarete Alves De Boni, Saara Maria Silveira Hauber

O GERS tinha como principais objetivos, preservar a ética no trabalho com grupos, promover intercâmbios, desenvolver e renovar os processos e técnicas utilizadas pelos coordenadores em Dinâmica de Grupo, através da investigação e pesquisa científica.
Em 1984 é aprovada a filiação do GERS à SBPDGP- Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama, passando os membros do GERS a terem suas titulações referendadas por esta Sociedade.

Em dezembro de 1984, em assembleia geral, foi eleita a 2.ª diretoria do GERS, com a seguinte constituição:

Presidente – Doralicio Siqueira Filho
Vice- Presidente – Paulo Roberto Helrighel
Tesoureira – Maria Helena Schuck
Secretária – Geruza Matia Borges Binfaré
Conselheiros – Cenira Araújo, Etelvina R F da Cunha, Irto Ciocheta e Suzana Beiro Teixeira

Em março deste ano, a diretoria decide levar à SBPDGP, reivindicações do GERS por não estar percebendo o necessário interesse daquela entidade sobre a Dinâmica dos Grupos. Decide também escolher o vice-presidente para representar o Grupo na reunião anual no Rio de Janeiro.

Com a participação do vice-presidente Paulo Helriguel na reunião da SBPDGP, foram observadas as discrepâncias dos enfoques das duas entidades. Em função disto, a diretoria do GERS decidiu pelo desligamento da SBPDGP. Com este fato iniciou-se o movimento para criação de uma instituição específica de Dinâmica de Grupo, com amplitude nacional. Ainda neste ano com o incentivo de Fela Moscovici, o GERS também iniciou a prospecção do 1.º grupo de formação em DI, com sede em Caxias do Sul. Em dezembro, foi ampliada e eleita a 3.ª diretoria do GERS, sendo assim constituída:

Presidente – Mauro Nogueira de Oliveira
Vice-Presidente – Lisete Teresinha Herzog
Primeira Tesoureira – Zilá Maguilnick
Segunda Tesoureira – Etelvina Fabrício da Cunha
Primeira Secretária – Constância Margarete Alves de Boni
Segunda Secretária – Gilsa Strachman
Conselho Consultivo – Doralicio Siqueira Filho, Jerusa Binfaré, Paulo Helrighel, Helena Schck, Francis Valdivia de Matos
Comissão de Cursos – Neidi Schneider, Lílian Elizabeth da Costa, Dante Ricardo Quadros, Nilton Joskulski
Comissão de Divulgação – Gilsa Strachman, Saara Maria S. Hauber

Em março deste ano, na cidade de Caxias do Sul (RS) iniciou o 1º. Grupo de Formação coordenado pelo GERS, contando com os especialistas autorizados por Fela Moscovici: Doralicio Siqueira Filho, Emiliana Silva Cardoso, Maria Helena Schuck, Paulo Helriguel, Constância Margarete De Boni, Lizete Herzog e Mauro de Oliveira.

Em maio deste ano, foi realizada uma assembleia geral para a criação da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, entidade que incorporou os estatutos, associados, diretoria e patrimônio do GERS. A sede continuou na Racional Consultoria, na Rua Miguel Tostes, 524, em Porto Alegre (RS), A diretoria continuou sendo a mesma eleita no ano anterior. Em 31 de outubro de 1986, em Assembleia Geral, foi eleita a seguinte diretoria da SBDG, para 1987:

Presidente – Ney Medeiros
Vice-Presidente – Emiliana Cardoso da Silva
Primeira Secretária – Branca Chedid
Segundo secretário – Dante Ricardo Quadros
Primeira Tesoureira – Jerusa Binfaré
Segundo Tesoureiro – Mauro Corsi
Conselho Consultivo – Doralicio Siqueira Filho, Paulo Roberto Helrighel, Mauro Nogueira de Oliveira, lizete Herzog, Maria Helena Schuck

Neste ano foi devidamente registrado nos cartórios e entidades específicas os estatutos e consolidados os necessários aspectos burocráticos da Sociedade, bem como definida a Logomarca da SBDG.

No mês de Junho, em Curitiba foi realizado por Fela Moscovici uma supervisão especifica para Especialistas da Sociedade. Em Dezembro, em Assembleia Geral, elegeu-se e os seguintes dirigentes para 1988.

Presidente – Doralicio Siqueira Filho
Vice-Presidente – Emiliana Maria Cardoso da Silva
Primeiro Secretário – Mauro Nogueira de Oliveira
Segunda Secretária – Maria de Lourdes P. de Freitas
Primeira Tesoureira – Maria Helena Schuck
Segunda Tesoureira – Ana Maria Pohlman
Conselho Consultivo – Branca Chedid, Constância Margarte de Boni, Iracema Ortega, Jerusa Binfaré e Reolina Silva Cardoso.

Inicia em Porto Alegre e Florianópolis dois Grupos de Formação Básica em Dinâmica de Grupo, com coordenações de Emiliana Cardoso da Silva, Maria Helena Schuck, Mauro N de Oliveira e Doralicio Siqueira.

Neste ano foram aprofundados os estudos para a definição da Curva de Maturidade, com critérios para concessão de Titulações de Coordenador, Especialista e Didata em Dinâmica de Grupo da SBDG.

Ocorreram duas supervisões para membros Titulares e Associados com Fela Moscovici e um Laboratório para associados com Pierre Weil, evento este ocorrido no ESARH- Iº Encontro Sul Americano de Recursos Humanos em Gramado.

Neste evento que foi coordenado por Doralicio que presidia a SBDG, e que oportunizou diversos laboratórios para especialistas, foi aprovado em reunião conjunta da Diretoria com Fela Moscovici, a padronização do Programa de Formação e a Curva de Maturidade da Sociedade, definindo-se os critérios exigidos e desejáveis para as diversas categorias de associados da Sociedade, inclusive os Títulos de Coordenador, Especialistas e Didatas em Dinâmica de Grupo.

Em dezembro deste ano a Assembleia Geral reelegeu a diretoria para mais um ano de gestão.
Em dezembro também aconteceu, em Caxias do Sul – RS, a formatura do primeiro grupo formado pela SBDG.

Neste ano foi implementada a Comissão de Ensino, que entre outros objetivos, passou a examinar as solicitações de Titulações.

Foi criado nesta gestão o 1º Órgão de Comunicação e Divulgação da Sociedade, denominado de Irmanito, nome que referendava o nível de afetividade  da família SBDG.

De 10 a 12 de Outubro no Hotel Glória no Rio de Janeiro, acontecia o VI ENAP e IIº ESARH, Encontro Sul Americano de Recursos Humanos, com destaques especiais para Coordenação de atividades Científicas por associados da Sociedade e conferidas as primeiras titulações pela SBDG,  recebidas por:

Didatas em DG: Doralicio Siqueira Filho, Emiliana Cardoso da Silva, Maria Helena Schuck e Paulo Roberto Helriguel.

Especialista em DG:  Mauro Nogueira de Oliveira Coordenadora em DG: Isabel Cristina de Morais.
Em  16 de dezembro, foi realizada a Assembleia Geral e eleição da Diretoria para Gestão.

Presidente – Mauro Nogueira de Oliveira
Vice-Presidente – Neidi M. Schneider
Primeira Secretária – Lidia T. Mancia
Segunda secretária – Iracema de Albuquerque Ortega
Primeiro Tesoureiro – Antonio Paulo Reginato
Segunda Tesoureira – Isabel Cristina Bossi
Conselho Consultivo – Ana Maria Pena, Doralicio Siqueira, Emiliana Cardoso da Silva e Reolina Cardoso.

Foi realizado em Julho na cidade de Porto Alegre uma palestra de Fela Moscovici para associados e laboratório avançado em Desenvolvimento Interpessoal, bem como supervisão para especialistas e candidatos na Curva de Maturidade.

Em Dezembro deste ano é eleita a Diretoria para o ano seguinte e é decidido que a Sede da Entidade seria sediada nas dependências da presidência, pois desde sua origem era abrigada pela Racional Consultoria em Porto Alegre.

Presidente – Neidi Schineider
Vice- Presidente – Mauro Oliveira
Primeira Secretária – Josefa Terres
Segunda Secretária – Lidia Tassini Mancia
Primeiro Tesoureiro – Antonio Paulo Reginato
Segunda Tesoureira – Mara Maru dos Santos
Comissão de Ensino – Neidí Schneider
Comissão de Divulgação – Ana Rech
Comissão de Cursos – Solange Salete de Oliveira

Visando construir um Fórum para debates de temas significativos e congregar associados realizou-se nos dias 30/10 e 1º de Outubro, a 1ª Semana de Dinâmica de Grupo na Cidade de Porto Alegre- RS. O tema central foi a abordagem científica da DG.

Titulações Conferidas:
Lourdes Sgarabotto Scola – Coordenadora
Luis Sérgio Vieira da Silva – Didata
Neidí Margareth Schneider – Especialista

Em Dezembro deste ano foi eleita a diretoria para o período seguinte:

Presidente – Neidi Schineider
Vice-Presidente – Mauro Oliveira
Primeira Secretária – Graziela W. Werlang
Segunda secretária – Josefa Terres
Primeira Tesoureira – Mara Maru dos Santos
Segundo Tesoureiro – Renato M. Zanini

Face à característica de resgate dos primórdios que originaram a Sociedade, quando esta celebra seus 25 anos, destacamos a caminhada dos 10 primeiros anos, seus precursores, dirigentes e as primeiras titulações, a seguir enfatizaremos somente os fatos mais relevantes para a evolução da Sociedade. Em dezembro deste ano foi eleita a diretoria para o ano seguinte.

Presidente – Lídia Tassini da Silva Mancia
Vice-Presidente – Angela P. Boff
Primeira Secretária – Solange Salete de Oliveira
Segunda Secretária – Josefa Terres
Primeiro Tesoureiro – Renato Maciel Zanini
Segunda Tesoureira – Mara Maru dos Santos
Comissão de Eventos – Simone Weissheimer Werlang
Comissão de Divulgação – Ana Rech
Comissão de Ensino – Coordenada pelo Presidente e Vice-Presidente

Titulações Conferidas:
Gladis Suliani – Coordenadora
Margane Izabel Stumpf – Coordenadora

Neste ano, de 6 a 8 de outubro, foi realizada em Porto Alegre a 2ª Semana de Dinâmica de Grupo, com o tema Grupos: caminho para a reeducação. Neste ano a sede não fica mais itinerante. Passa a ter um endereço fixo, pois foi locada a 1ª sede da sociedade.

Presidente – Angela P. Boff
Vice- Presidente – Solange Salete de Oliveira
Primeira Secretária – Janine Amorim Cruz
Segunda Secretária – Neiva Michelon de Oliveira
Primeira Tesoureira – Leila Tiesbierek Padilha
Segundo Tesoureiro – Leoni Margarida Simm

De 27 a 29 de Novembro, aconteceu a 3ª Semana de Dinâmica de Grupo, abordando o tema: Dinâmica de Grupo: o que é? Para que serve? As semanas de DG passaram a ser palco da entrega de titulações de Didatas, Especialistas e Coordenadores em Dinâmica de Grupos.
A SBDG, que tinha grupos sendo desenvolvidos nos Estados do RS e SC e PR, começa a ampliar sua área de ação dentro do território nacional, com grupos de formação em Belém, Fortaleza, São Paulo e Salvador.

Presidente – Mauro Nogueira de Oliveira
Vice-Presidente – Saara Maria da Silveira Hauber
Primeira Secretária – Alessandra Martini Moesch
Segunda Secretária – Inês Amaro da Silva
Primeiro Tesoureiro – Ailton Rodrigues da Silva Júnior
Segunda Tesoureira – Lilian Langer
Comissão de Ensino – Ângela Boff (ano 96), Emiliana Maria S. C. Silva (ano 97)
Comissão de Divulgação – Crismeri Delfino Corrêa
Comissão de Eventos – Solange Salete de Oliveira

A Sociedade passa a atuar com núcleo. O 1º núcleo tem sede em Belém/PA.
Pela contribuição e dedicação em prol da entidade, foi outorgado o titulo de Sócia Benemérita à Didata Mestre Fela Moscovici. Também foi concedida esta distinção à Didata Áurea Castilhos (que fez formação com Pierre Weil), pela contribuição desta didata à Sociedade.

Surgiu o evento 4.ª ao vídeo, com apresentação e debates sobre filmes na última 4ª feira do mês. Esta atividade visava aprofundar reflexões sobre valores pessoais e grupais, congregando debatedores, associados e profissionais convidados. Este evento passou a acontecer no mesmo dia e horário nos núcleos.

Foram criados os cadernos da SBDG, tornando-se um arquivo técnico dos trabalhos de conclusão das pessoas integrantes dos grupos de formação. Este passou a ser uma exigência da formação. Inicialmente os cadernos eram impressos em papel, passando mais tarde a serem elaborados em CD.

De 17 a 29 de Setembro deste ano, em Porto Alegre, aconteceu a IV Semana de DG, com o tema Um Caminho para a Competência. Neste ano foram criados os núcleos de Curitiba e São Paulo.

Titulações Conferidas:

Alessandra Martini Moesch – Coordenadora
Anazilda Guimarães Sequeira – Coordenadora
Clara Schnaider Siveck – Coordenadora
Elson Alves Duarte Filho – Coordenador
Deobel Beraldo – Coordenador
Fátima Regina Vielmo – Especialista
Francis Valdivia de Matos – Didata
Genira Rosa dos Santos – Especialista
Gládis Cecília Zanola Suliani – Didata
Hayddé Maria Rosa Rodrigues – Coordenadora
João Carlos Vieira Machado – Coordenador
Josefa Maria Sedrez Terres – Especialista
Jussara Marques – Coordenadora
Lisete Teresinha Herzog de Borbon – Coordenadora
Lourdes Sgarabotto Scola – Didata
Margarete Alves De Boni – Didata
Maria da Conceição Freitas – Coordenadora
Maria de Fátima Ohl Braga – Coordenadora
Maria Luiza Caleffi Pons – Coordenadora
Roberto Scola – Coordenador
Ronald Michelsohn – Coordenador
Rosa Helena Moreira – Coordenadora
Rosa Maria Campos de Souza – Coordenadora
Rosa Maria Cancian – Especialista
Saara Maria da Sillveira Hauber – Especialista
Samara Maria Mandradori F. Costa e Silva – Coordenadora
Vanessa Stechow – Coordenadora
Vera de Oliveira Brandão – Coordenadora
Wilma Leila dos Santos Soares – Coordenadora

A Assembleia Geral de dezembro elege a Diretoria para a gestão 98/99 ficando assim constituída:

Presidente: Saara Maria Silveira Hauber
Vice-Presidente: Alessandra Martini Moesch
Primeira Secretária – Carmen Lúcia Barbosa
Segundo Secretário – Rogério Faé
Primeiro Tesoureiro – Ailton Rodrigues da Silva Júnior
Segunda Tesoureira – Mônica Bohme
Comissão de Ensino – Mauro Nogueira de Oliveira
Comissão de Divulgação – Crismeri Delfino Corrêa
Comissão de Evento – Inês Amaro da Silva

Em 1998 foi elaborada uma revista de divulgação com conteúdos sobre a SBDG e artigos científicos. Visando difundir a sociedade a partir de 1998 no ESARH, em Gramado, passou a SBDG fazer-se presente com stands em eventos de Recursos Humanos e também a buscar parcerias com outras entidades e associações científicas e de recursos humanos e a apresentar-se, através de seus associados, em congressos de diversas Instituições. A nova composição dos Núcleos SBDG:

De Pará/Belém – Vera Lúcia Oliveira Brandão
De Paraná/Curitiba – Marilene Zazula Beatriz
De São Paulo/São Paulo – Mauro Vieira da Silva

Titulações Conferidas:

Antônio Paulo Reginatto – Coordenador
Isabel Cristina Moraes Doval – Especialista
Marcel Paranhos Dias – Especialista
Rogério Faé – Coordenador

De 16 a 18 de Setembro aconteceu o Iº Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal, em conjunto com a V Semana de DG. O tema central foi: Aprender Coletivo x Mito do Individualismo. Em dezembro foi criado o núcleo de Santa Catarina. Neste ano foi instituído um conjunto de três estatuetas, uma para cada titulação. Cada estatueta tem seu significado.

Coordenador: mostra uma pessoa próxima do chão, sem pernas para caminhar sozinha;
Especialista: pessoa com o torso erguido, querendo levantar;
Didata: pessoa em pé, numa atitude acolhedora.

A Assembleia Geral de dezembro, elege a diretoria para a gestão 2000/2001, ficando assim constituída:

Presidente – Constancia Margarete Alves De Boni
Vice-Presidente – Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva
Vice-Diretor Administrativo – Antônio Paulo Reginatto
Diretor Financeiro – Rogério Faé
Vice-Diretora Financeira – Samara Ferreira Costa e Silva
Diretora da Comissão de Ensino – Lídia Mancia
Diretora da Comissão de Eventos – Graziela W. Werlang
Diretora da Comissão de Divulgação – Isabel Cristina Moraes Doval

Houve uma mudança no nome da entidade que passou a substituir a denominação de Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo para Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, visando enfatizar seu diferenciado foco em processos grupais e não somente em técnicas.

Presidente – Constancia Margarete Alves De Boni
Vice-Presidente – Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva
Vice-Diretor Administrativo – Geime Rozanski
Diretora Financeira – Samara Ferreira Costa e Silva
Vice-Diretora Financeira – Jussara de Fátima Marques
Diretor da Comissão de Eventos – Rogério Faé
Diretora da Comissão de Divulgação – Isabel Cristina Moraes Doval
Diretora da Comissão de Ensino – Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva

A partir de 2001, a realização das eleições, para diretoria e núcleos, passou a ocorrer via internet, visto que no ano anterior a entidade já passava a registrar suas noticias e matérias temáticas através da então chamada “home page”. Neste ano a SBDG ampliou suas fronteiras e realizou Iº Congresso Latino Americano de Dinâmica dos Grupos e o IIº Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal. O tema central foi Grupos: Solução para o Futuro Sustentável. Neste evento um número significativo de participantes de outros países estiveram presentes, além de conferencistas de renome internacional.

Foi criado o Premio Kurt Levin, nas categorias de associados, empresas, instituições e ONGs. Visava premiar trabalhos que apresentassem real contribuição a dinâmica dos grupos. Esta premiação foi entregue durante a realização destes Congressos, a Fela Moscovici, 1ª e única laureada.

A publicação Irmanito muda de nome. O informativo periódico, que visava a comunicação entre associados, após pesquisa com a quadro social muda seu nome para Grupo e Ação, mudando também o seu visual e a linha editorial.

Novas Titulações

Ailma Maria Frade Miranda – Coordenadora
Ana Arrude Bortolini – Coordenadora
Ana Silvia Alves Borgo – Coordenadora
Arlete Maria Zagonel Galperín – Coordenadora
Beatriz Prange Martini – Coordenadora
Cellise Andréa Marquezini – Coordenadora
Cristiane Mendes Steigleder – Coordenadora
Edilena Marta Fernandes Emediato – Coordenadora
Eliane de Melo Meira Rank – Especialista
Filomena Regina Storti Minetto – Coordenadora
Geime Rozanski – Especialista
Genira Rosa dos Santos – Didata
Gislaine Paris Rosan – Coordenadora
Helena Maria França Sundin – Especialista
Inês Amaro da Silva – Especialista
Isabel Cristina Moraes Doval – Didata
Ivani Léa Vidal de Oliveira – Coordenadora
João Carlos Vieira Machado – Especialista
Jusmara Medeiros – Coordenadora
Jussara de Fátima Marques – Especialista
Kátia Regina Cury Pavão – Especialista
Liana Maia Nascimento – Coordenadora
Maria Cristina Maia Mendes – Coordenadora
Maria Edlene Sousa Dias – Coordenadora
Maria José Silva Teles de Barros – Especialista
Maria Luiza Caleffi Pons – Especialista
Maria Silvia Cintra Crusiol – Coordenadora
Maria Zenaide Marques Pereira – Especialista
Mônica Cristina Böhme – Especialista
Rosa Maria Campos de Souza – Especialista
Samara Ferreira Costa e Silva – Especialista
Sandra Maria Vieira – Coordenadora
Sérgio Naguel – Coordenador
Sonia Mara Thater Romero – Coordenadora
Suely do Rocio Pinto Pucci – Coordenadora
Foi eleita a diretoria Gestão 2002/2003, ficando assim constituída:
Presidente – Jussara Marques
Vice-Presidente – Mauro Nogueira de Oliveira
Diretora Administrativa – Mara Maru dos Santos
Diretor Financeiro – Antônio Paulo Reginato
Vice-Diretor Financeiro – Geime Rozanski
Diretor da Comissão de Ensino – Doralício Siqueira Filho
Diretora da Comissão de Eventos – Suzana Zimmer
Diretora da Comissão de Divulgação – Roseli Bicca

O III Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal, em conjunto com o IICongresso Latino Americano debateu a temática de “Pequenos Grupos, Grandes Resultados, Este evento elevou significativamente o número de participantes e palestrantes de outros países. Assim, abriu-se a perspectiva para consolidação da Sociedade como um centro de referência em Dinâmica dos Grupos.
Neste evento ocorreu o lançamento da 1ª Edição da Revista Científica da SBDG.

Novas Titulações

Marina Barboza de Paula – Coordenadora
Laucemir Silveira Pessine – Especialista
Fátima Vielmo – Didata
Marcel Paranhos Dias – Didata
Patrícia Razza – Coordenadora
Francisco Pucci – Coordenador
Suely Pucci – Especialista
Sandra Radin – Coordenadora
Paulo Yazigi Sabbag – Coordenador
André Gabriel Beneduzi – Coordenador
Adriana Martello – Coordenadora
Neiva Feier – Coordenadora
Ana Rivas – Coordenadora
Flávia Menegaz – Coordenadora
Maria Alexandra C. Silva – Coordenadora
Carmen Sinzato – Coordenadora
Cláudia Sonda Farina – Coordenadora
Liseane Madalozzo – Coordenadora
Lisete Benzoni – Coordenadora
Luciana Basso – Coordenadora
Maria Ângela M. Raio – Coordenadora
Vera Lúcia Bruch – Coordenadora
Waldemiro Pedroso Sobrinho – Especialista

Foi criado o núcleo do estado do Mato Grosso do Sul., enfatizando a expansão da Instituição naquela região do País.
Também passaram a circular folders institucionais. Houve um movimento importante no sentido de parcerias com a FEBEM/RS abrindo campo de estágios para obter horas de prática de coordenação e observação de grupos para participantes em formação.

Gestão 2004/2005

Diretoria
Presidente – Angela Pieruccini Bof
Vice-Presidente – Vanessa Stechow
Diretora Administrativo-Financeiro – Samara Mª Mondadori Ferreira Costa e Silva
Vice-Diretora Administrativo-Financeiro – Neiva Feier
Diretor de Educação – Mauro Nogueira de Oliveira
Vice-Diretor de Educação – Saara Hauber
Diretora de Relações Institucionais – Sônia Romero
Vice-Diretora de Relações Institucionais – Solange S. de Oliveira
Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento – Rogério Faé
Vice-Diretora de Tecnologia e Desenvolvimento – Sandra Radin
Diretora de Eventos – Adriana Martelo
Vice-Diretora de Eventos – Ana M. Marcantes Brana Rivas

Núcleo MS
Gestor: Renata Christina santos do Valle
Administrativo- Financeiro: Regina Celi Auday Brito
Relações Institucionais: Rosângela Barcellos Teixeira
Eventos: Karime Assar Nobre Berton

Núcleo PA
Gestor: Maria Zenaide Marques Pereira
Administrativo- Financeiro: Carmem Lúcia L. de Andrade
Relações Institucionais: Katia Esteves da Rocha
Eventos: Nancy Nelma Salim Marinho

Núcleo PR
Gestor: Laucemir Silveira Pessine (Curitiba)
Administrativo- Financeiro: Jusmara Medeiros (Turvo)
Relações Institucionais: Sandra Maria Vieira (Curitiba)
Eventos: Maria Cristina Maia Mendes (Londrina)

Núcleo RS
Gestor: Doralício Siqueira
Relações Institucionais: Mara Maru dos Santos
Administrativo- Financeiro: Geime Rozanski
Eventos: André Gabriel Beneduzzi
Núcleo SC
Gestor: João Carlos Vieira Machado
Administrativo- Financeiro: Maria Alexandra Cardoso da Silva
Relações Institucionais: Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva
Eventos: Carmem Isabel Pereira Sinzato

Núcleo SP
Gestor: Patrícia Nogueira Wanderley Razza
Administrativo- Financeiro: Eliana Rosa Cachuf Casella
Relações Institucionais: Marcelo da Costa Cavalcanti
Eventos: Maria Regina Ferreira da Silva

Ocorreu o IV Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal. O tema central foi Processos Grupais como Potencializadores da Mudança Social. Este evento foi realizado na cidade de Bento Gonçalves, RS. Foi o primeiro a ocorrer fora da cidade sede da SBDG, Porto Alegre.

Em dezembro de 2005 ocorreu o lançamento da 2ª edição da Revista Científica da SBDG.

Gestão 2006/2007

DIRETORIA
Presidente – Samara Mª Mondadori F. Costa e Silva
Vice-Presidente – Eliane De Melo Meira Rank
Diretor Administrativo-Financeiro – Geime Rozanski
Vice-Diretor Administrativo-Financeiro – Roberto Scola
Diretora de Educação – Carmem Maria Santanna
Vice-Diretor de Educação – Marcel Paranhos Dias

Núcleo MS
Gestor – Maria Selma Perez
Administrativo- Financeiro – Luciana Rezende
Eventos – Miriam de Paula Junqueira Netto
Vice-Eventos – Márcia Fachini

Núcleo PA
Gestor – Mauro Nogueira de Oliveira
Administrativo- Financeiro – Rosa Maria Campos de Souza
Eventos – Rosa Helena Gonçalves Moreira
Vice-Eventos – Maria Zenaide Marques Pereira

Núcleo PR
Gestor – Helena Maria França Sundin
Administrativo- Financeiro – Suely do Rocio Pucci
Eventos – Ercília Silva
Vice-Eventos – Ana Silvia A. Borgo

Núcleo RS
Gestor – Mara Maru dos Santos
Administrativo- Financeiro – Suzana Zimmer
Eventos – Doralício Siqueira Filho
Vice-Eventos – André Beneduzi

Núcleo SC
Gestor: Emiliana Simas Cardoso da Silva
Administrativo- Financeiro: Carmem Sinzato
Eventos: João Carlos Machado
Vice-Eventos: Maria Alexandra Cardoso da Silva

Núcleo SP
Gestor interino até a realização das eleições no 1º semestre de 2006 – Marcelo Cavalcanti
Gestor – Genira Rosa dos Santos
Administrativo- Financeiro – Roberto Hirsch
Eventos – Erika Knoblauch
Vice-Eventos – Roberto Ambrósio
Foi criado o Conselho de Ética e Disciplina, assim como o Conselho Fiscal.

Em setembro deste ano houve a realização do V Congresso Brasileiro da SBDG, em Porto Alegre, com o tema Grupos em Excelência: Caminhos e Desafios. Em dezembro de 2007 circulou a 3ª edição da Revista Científica da SBDG.

Gestão 2008/2010

CONSELHO DIRETOR

Presidente: Lourdes Scola
Vice-presidente: Gládis Suliani
Diretora Administrativo-Financeira: Mara Maru dos Santos
Vice-diretor Administrativo-Financeiro: Geime Rozanski
Diretora de Educação: Emiliana Cardoso da Silva
Vice-diretora de Educação: Kátia Cury

Núcleo RS

Gestor Geral – ANDRÉ GABRIEL BENEDUZI
Gestor Administrativo-Financeiro – IVAN JOSE VENTURELLA

Núcleo MS

Gestora Geral – TÂNIA IZABEL VENDAS TANUS
Gestora Administrativo-Financeira – LUCIANA ESPÍNDOLA REZENDE
Gestora de Eventos – REGINA ANDRÉA POSSARI LIBRELOTTO
Vice-Gestora de Eventos – ANA PAULA BATISTUTE

Núcleo SC

Gestora Geral – MARIA ALEXANDRA CARDOSO DA SILVA
Gestora Administrativo.Financeira – MARIZIA FERREIRA DE ARAÚJO
Gestora de Eventos – CARMEM ISABEL PEREIRA SINZATO
Vice-Gestor de Eventos – JOÃO CARLOS MACHADO

Núcleo PR

Gestor Geral do Núcleo – JEFFERSONN MORAES
Gestora Administrativo.Financeira – ÂNGELA KAFROUNI
Gestora de Eventos – HELENA SUNDIN

Núcleo MT

Gestora Geral – DALILA JABAR
Gestora Administrativo.Financeira – KELLY NUNES
Gestora de Eventos – CRISTHIANE BRANDÃO CORRÊA
Vice-Gestor de Eventos – CARLOS CAMPELO
Conselho de Ética
Francis Valdivia de Matos
Isabel Doval
Jussara de Fátima Maques
Margarete Alves De Boni
Maria Regina Ferreira da Silva
Conselho Fiscal
Dorvalino Lovera
Eliane de Melo Meira Rank
Samara Silva

Comemoração dos 25 anos da SBDG e dos 50 anos de Dinâmica de Grupo no Brasil.
Realização do Fórum de Dinâmica dos Grupos na sede e nos núcleos.
Criação e entrega do troféu 25 anos da SBDG aos ex-presidentes da SBDG;
Neste ano foi renovada a Identidade Visual da SBDG.
Criação do Perfil Institucional – Histórico da SBDG.
Criação de dois novos produtos: Gestão dos Grupos e o Desenvolvimento Interpessoal Avançado – DIAV.
Visando estreitar laços e agilizar a comunicação entre associados foi criada a Newsletter.
Com o objetivo de atender a várias demandas de associados foi instalada a Comissão de Educação.
Eleição e implantação do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética.
Em outubro foi criado, eleito e implantado o núcleo de Mato Grosso em Cuiabá.
Criação do Cadastro de Associados.
Nestes 25 anos a SBDG já proporcionou formação para mais de 3.000 profissionais e titulou: 21 Didatas, 29 Especialistas e 110 coordenadores.

Transformação do programa de Formação em Dinâmica dos Grupos em Pós-graduação, através da parceria com a FATO.

Editada a 4ª Revista da SBDG.

Criação e implementação do Ciclo de Palestras da SBDG. Foram desenvolvidas 8 palestras envolvendo 515 participantes aproximadamente.

Realização do VI Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, com o título “Lideres Focados nos Grupos: a transformação realizadora” de 16 a 18 de setembro de 2009.

Criação da SBDG no Twitter.

Criação do Arquivo Histórico Fotográfico da Sociedade, visando preservar a história fotográfica da SBDG.

Criação do Álbum fotográfico dos Núcleos da SBDG.

No final desta gestão foram computados 788 sócios.

Nesta gestão foram titulados 02 didatas; 02 especialistas e 10 coordenadores.

Gestão 2010/2012

Conselho Diretor
Presidente – Mauro Nogueira de Oliveira
Vice-Presidente – Vanessa Stechow
Diretora de Ciência e Educação – Isabel Cristina Moraes Doval
Vice-Diretora de Ciência e Educação – Genira Rosa dos Santos
Diretor Comercial e Marketing – Doralício Siqueira Filho
Vice-Diretora Comercial e Marketing (período maio/10 à janeiro/2011) – Adriana Martello
Vice-Diretora Comercial e Marketing (período agosto/11 à maio/12) – Nina Rosa Vargas
Diretora Administrativa-Financeira (período maio/10 à agosto/10) – Fabianne Bachin Onófrio
Diretora Administrativa-Financeira (período setembro/10 à maio/12) – Paula Martyl de Borba
Vice-Diretora Administrativa-Financeira (período maio/10 à agosto/10) – Paula Martyl de Borba
Vice-Diretor Administrativo-Financeiro (período abril/11 à maio/12) – Renato Moraes
Núcleo PA

Gestora Geral – Rosa Helena Gonçalves Moreira
Gestora Administrativo-Financeira – Maria José Silva Teles de Barros
Gestora de Eventos – Rosa Maria Campos de Souza
Vice-Gestora de Eventos – Eugênia Suely Belém de Souza

Núcleo MS
Gestora Geral – Luciana Espíndola Rezende
Gestora Administrativo-Financeira – Tânia Izabel Vendas Tanus
Gestora de Eventos – Ana Paula Batistute
Vice-Gestora de Eventos – Jeruza Otto Gonçalves

Núcleo SC
Gestora Geral – Emiliana M. Simas Cardoso da Silva
Gestora Administrativo-Financeira – Carmen Isabel Pereira Sinzato
Gestor de Eventos – João Carlos Vieira Machado
Vice-Gestora de Eventos – Marizia Ferreira de Araújo

Núcleo SP
Gestor Geral – Paulo Yazigi Sabbag
Gestora Administrativo-Financeira – Andrezza Camargo
Gestora de Eventos – Iara Ferreira Guimarães
Vice-Gestora de Eventos – Cecília Pedro Barboza

Núcleo PR
Gestora Geral – Carmem Maria Sant’Anna
Gestora Administrativo-Financeira – Danielle Malim Simas
Gestora de Eventos – Daniela Carvalho Piaggio Linhares
Vice-Gestora de Eventos – Maria Cristina Consalter
Núcleo RS
Gestor Geral – Ivan José Venturella
Gestora Administrativo-Financeira – Livia Distonse Wolitz de Almeida
Gestora de Eventos – Emilene Girolometto
Vice-Gestor de Eventos – André Gabriel Beneduzzi

Conselho de Ética – Gestão 2012/2014
Inês Amaro da Silva
Jussara de Fátima Marques
Margarete Alves De Boni
Mônica Cristina Böhme
Waldemiro Pedroso Sobrinho

Conselho Fiscal – Gestão 2012/2014
Eliane de Melo Meira Rank
Mara Maru dos Santos
Samara Silva

Novas Titulações
Claudia Beatriz Jotz – Coordenadora
Inês Amaro da Silva – Didata
Maria Zeli Stelmac Rodrigues – Coordenadora

Realização do VII Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, com o título “Gestão de Conflitos: O Desafio Transformador” de 21 a 23 de setembro de 2011.

Novas Titulações
Cecilia Carmen Jacinto Andrade Paranhos Dias – Coordenadora
Claudia Palmutti – Coordenadora
Henrique Dantas de Santana – Coordenador
José Renato Salim Morais – Coordenador
Lianamar Ruviaro Gomes – Coordenador/Especialista
Lisete Benzoni – Especialista
Maria Cristina Consalter – Coordenadora
Paula Faggion Basso – Coordenadora
Romulo Lorenzetti – Coordenador
Wivian Sá – Coordenadora

Gestão 2012/2014

Conselho Diretor
Presidente – Vanessa Stechow
Vice-Presidente – Genira Rosa dos Santos
Diretor de Ciência e Educação – Mauro Nogueira de Oliveira
Vice-Diretora de Ciência e Educação – Saara Maria Silveira Hauber
Diretora Comercial e Marketing – Helena Maria França Sundin
Diretora Administrativa-Financeira – Eliane de Melo Meira Rank
Vice-Diretora Administrativa-Financeira – Samara Maria M. F. Costa e Silva

Núcleo PA

Gestora Geral – Rosa Maria Campos de Souza
Gestora Administrativo-Financeira – Eugênia Suely Belém de Sousa
Gestora de Eventos – Rosa Helena Gonçalves Moreira
Vice-Gestora de Eventos – Maria José Silva Teles de Barros

Núcleo PR

Gestora Geral – Maria Angela Sant’Anna Kafrouni
Gestora Administrativo-Financeira – Daniela Carvalho Piaggio Linhares
Gestora de Eventos – Ana Paula Simões
Vice-Gestora de Eventos – Lisete Rosa e Silva Benzoni

Núcleo SC

Gestor Geral – João Carlos Vieira Machado
Gestora Administrativo-Financeira – Maria Alexandra Cardoso da Silva
Gestora de Eventos – Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva
Vice-Gestora de Eventos – Carmen Isabel Pereira Sinzato

Núcleo RS

Gestora Geral – Isabel Doval
Gestora Administrativa – Financeira – Cláudia Penalvo
Gestora de Eventos – Elvira Lantelme
Vice-Gestora de Eventos – Nara Follmer

Núcleo MT

Gestora Geral – Cleide Aparecida da Silva
Gestora Administrativo-Financeiro – Tereza Nobuko Belmonte
Gestora de Eventos – Claudia Cristine Maia Mendes
Vice-Gestora de Eventos – Jamille Oliveira Carvalho

Conselho de Ética – Gestão 2012/2014
Ana Silvia Borgo
Ivadete Marin Ravanello
Inês Amaro da Silva
Mônica Cristina Böhme
Rosângela Barcellos Teixeira

Conselho Fiscal – Gestão 2012/2014
Elson Alves Duarte Filho
Geime Rozanski
Mara Maru dos Santos
Novas Titulações
Cecilia Carmen Jacinto Andrade Paranhos Dias – Especialista
Maria Angela Sant’Anna Kafrouni – Especialista
Paulo Yazigi Sabbag – Especialista

Extinção dos Núcleos

Foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária a extinção dos Núcleos. Foram extintos a partir do término da Gestão 2012/2014.
Alteração da composição do Conselho Deliberativo
Foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária a alteração da composição do Conselho Deliberativo, que passou a ser formado pelo Presidente, Diretor Administrativo-Financeiro, Diretor Comercial e Marketing, Diretor de Ciência e Educação e os últimos cinco ex-Presidentes.
Realização do VIII Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, com o título “Equipes Dão Certo! A arte de liderar o coletivo” de 23 a 25 de setembro de 2013.
Novas Titulações
Ana Paula Simões – Coordenadora
Crismeri Delfino Correa – Didata
Daniel Maldaner – Coordenador
Eliane de Melo Meira Rank – Didata
Geime Rozanski – Didata
Helena Maria França Sundin – Didata
Ilza Lígia Biceglia – Coordenadora
Lena Cristina Barros Mouzinho – Coordenadora
Luciano da Silva Lameira – Coordenador
Mônica Cristina Böhme – Didata
Neiva Maria Michelon de Oliveira – Didata
Rosa Helena Gonçalves Moreira – Didata
Rosemeri Scola Kriger – Coordenadora
Samara Maria Mondadori Ferreira Costa e Silva – Didata
Solange Salete de Oliveira – Didata
Vanessa Stechow – Didata
Vera Lucia Oliveira Brandão – Didata

Gestão 2014/2016

Conselho Diretor
Presidente – Mônica Cristina Böhme
Vice-Presidente – Lidia Tassini Mancia
Diretora de Ciência e Educação – Eliane de Melo Meira Rank
Vice-Diretora de Ciência e Educação – Inês Amaro
Diretor Comercial e Marketing – Henrique Santana
Vice-Diretora Comercial e Marketing – Maria Regina Burtet Vidal
Diretora Administrativa-Financeira – Valter Kayser
Vice-Diretora Administrativa-Financeira – Auri Rodrigues Filho

Conselho Deliberativo

Carmem Maria Sant’anna
Eliane de Melo Meira Rank
Emiliana Maria Simas C. Silva
Henrique Dantas de Santana
Mauro Nogueira de Oliveira
Mônica Cristina Böhme
Solange Salete de Oliveira
Valter Maxson Kayser
Vanessa Stechow

Conselho de Ética – Gestão 2015/2016

Ana Silvia Borgo
Laucemir Silveira
Marcelo Almada Belomé da Silva
Neiva Maria Michelon de Oliveira
Rosângela Barcellos Teixeira
Novas Titulações

Alessandra Martini Moesch – Didata

Realização do IX Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, com o título “Pertencer: processo que move pessoas, grupos e organizações” de 21 a 23 de setembro de 2015.
Novas Titulações

Ana Silvia Borgo – Didata
Geonice Fernanda Nunes Zibetti Spielmann – Coordenadora
Henrique Dantas de Santana – Especialista
Meriete Mendes Pantoja Cardoso – Coordenadora
Paula Faggion Basso – Especialista
Waldemiro Pedroso Sobrinho – Didata

GESTÃO 2016/2018

Presidente: Isabel Cristina Moraes Doval
Diretora de Ciência e Educação: Genira Rosa dos Santos
Vice-Diretora de Ciência e Educação: Ana Sílvia Alves Borgo
Diretor Administrativo-Financeiro: Elson Alves Duarte Filho
Vice-Diretor Administrativo-Financeiro: Geime Rozanski 
Diretora Relacionamento e Marketing: Paula Faggion Basso
Vice-Diretora Relacionamento e Marketing: Sara Cecin

CONSELHO DELIBERATIVO
Carmem Sant’Anna
Doralício Siqueira Filho
Emiliana Cardoso Silva
Eliane de Melo Meira Rank
Elson Alves Duarte Filho
Genira Rosa dos Santos
Isabel Cristina Moraes Doval
Paula Faggion Basso
Vanessa Stechow

GESTÃO 2018/2020

Presidente: Elson Alves Duarte Filho
Vice-Presidente: Isabel Cristina Moraes Doval
Diretora de Ciência e Educação: Rosa Maria Campos de Souza
Vice-Diretora de Ciência e Educação: Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva
Diretora Relacionamento e Marketing: Claudia Penalvo
Vice-Diretora Relacionamento e Marketing: Ana Luiza Isoldi
Diretora Administrativa-Financeira: Andreia Bonato da Silva
Vice-Diretora Administrativa-Financeira: Lisete Rosa e Silva Benzoni 

CONSELHO DELIBERATIVO
Andreia Bonato da Silva
Claudia Penalvo
Doralício Siqueira Filho
Elson Alves Duarte Filho
Geime Rozanski
Genira Rosa dos Santos
Isabel Cristina Moraes Doval
Lídia Mância
Rosa dos Campos Souza

 

PROPÓSITOS, PRINCÍPIOS E VISÃO

PROPÓSITOS

Promover o desenvolvimento do indivíduo, das relações e dos grupos, por meio da educação pela experiência, com foco no processo e visando ao crescimento humano e coletivo.

PRINCÍPIOS

Ética, atuamos respeitando às pessoas com verdade e transparência. Cuidado com os grupos e colaboradores. Coerência entre nossas ações e estratégias estabelecidas. Humildade, entendemos que quanto mais sabemos mais necessitamos aprender. Coragem e competência para enfrentar desafios e atender as demandas decorrentes dos mesmos.

VISÃO

Até 2025, ser reconhecida pela sua excelência em desenvolvimento humano e coletivo, fortalecendo
sua abrangência e participação no mercado nacional.

CONHEÇA O NOSSO ESTATUTO E CÓDIGO DE ÉTICA

DIRETORIA

Elson Alves
Duarte Filho

PRESIDENTE

Claudia Penalvo

DIRETORA
DE RELACIONAMENTO
E MARKETING

Isabel Cristina
Moraes Doval

VICE-PRESIDENTE

Emiliana Maria Simas
Cardoso da Silva

VICE-DIRETORA DE CIÊNCIA
E EDUCAÇÃO

Rosa Maria
Campos de Souza

DIRETORA DE
CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Lisete Rosa
e Silva Benzoni

VICE-DIRETORA
ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Andreia Bonato
da Silva

DIRETORA
ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Ana Luiza Isoldi

VICE-DIRETORA
RELACIONAMENTO E MARKETING

CONSELHO DELIBERATIVO

Andreia Bonato da Silva

Claudia Penalvo

Doralício Siqueira Filho

Elson Alves Duarte Filho

Geime Rozanski

Genira Rosa dos Santos

Isabel Cristina Moraes Doval

Rosa Campos Souza

Lídia Mância

EQUIPE SBDG

GESTÃO

Simone Steffen

COORDENADORA DE GESTÃO

(51) 3028.9114

simone@sbdg.org.br

RELACIONAMENTO

Marlete Santarém

EXECUTIVA DE RELACIONAMENTO E MARKETING

(51) 3028.9114

relacionamento@sbdg.org.br

Susi Rodrigueiro

ASSISTENTE DE RELACIONAMENTO E MARKETING

(51) 3028.9114

relacionamento2@sbdg.org.br

Victória Anjos

MARKETING

(51) 3028.9114

marketing1@sbdg.org.br

EDUCAÇÃO

Patrícia Faria

EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

(51) 3028.9114

paty@sbdg.org.br

Sara Lima

AUXILIAR DE EDUCAÇÃO

(51) 3028.9114

sbdg@sbdg.org.br

FINANCEIRO

Cristiane Borges

ASSISTENTE FINANCEIRO

(51) 3028.9114

cris@sbdg.org.br

Emanuel Santos

ASSISTENTE FINANCEIRO

(51) 3028.9114

emanuel@sbdg.org.br