LOGIN ASSOCIADO:   Login   Senha
Esqueceu sua Senha? Clique AQUI
       ELEIÇÕES
  Informações
  Votar
  Resultado das Eleições
       INSTITUCIONAL
  A SBDG
  Introdução GG
  Filosofia
  Diretoria
  Histórico da SBDG
  Código de Ética
  Estatuto da SBDG
  Titulados
  Apresentação Multimídia
  Histórico da DG no Brasil
       CURSOS
  INTRODUÇÃO A DG
  PÓS-GRADUAÇÃO EM
  DINÂMICA DOS GRUPOS
  GESTÃO DE GRUPOS
  DIAV
       CONTATO
  Contato
       PUBLICAÇÕES
  Linha Editorial
  Newsletters
       EVENTOS
  Forum 25 anos SBDG
  Pesquisa de Opinião
Introdução a DG

INTRODUÇÃO A DINÂMICA DOS GRUPOS

A Dinâmica de Grupo, através do exame do funcionamento do grupo, se acreditarmos que o grupo é algo mais além da soma dos indivíduos, possibilita a seus membros uma consciência dos aspectos facilitadores e dificultadores na obtenção dos objetivos a que se propõem enquanto grupo.

O processo grupal ocorre em dois níveis: o manifesto e o latente. Nem sempre estes dois níveis caminham em paralelo, pois, por exemplo, no nível manifesto o grupo reconhece uma estrutura de poder, no entanto, o latente, o subjacente, funciona com uma outra estrutura. A dispersão da energia, na manutenção desta situação faz com que o motivo de existência do grupo não se satisfaça plenamente. Outro exemplo se dá na estrutura de papéis que é criada pelo grupo.

Quanto mais flexível for esta estrutura, possibilitando que seus membros exercitem um maior número de papéis, tanto maior será o nível de satisfação experimentado pelos membros do grupo. O contrário, ou seja, a rigidez, a cristalização dos papéis existentes no grupo, diminui o investimento de energia nos motivos do grupo pois está voltada à manutenção dos papéis, o que pode provocar um maior desgaste. Além disso, ainda nos níveis manifesto e latente, há os papéis que o grupo espera que um indivíduo represente, os papéis que o indivíduo espera representar e os papéis efetivamente representados. A desarmonia destas três expectativas, nos dois níveis, propicia sentimentos de frustração, de não aproveitamento de potencial etc.

Enfim, Dinâmica de Grupo é o estudo destes processos, e outros tantos, objetivando um melhor funcionamento do grupo a partir das consciências individuais.


Rio Grande do Sul RSSão Paulo SP
Mato Grosso do Sul MSSanta Catarina SC
Paraná PRPará PA
Mato Grosso MT

Parceiros


 
Rua Jerônimo Coelho,102/50 5 andar - Centro - CEP 90010-240 Porto Alegre/RS - Fones:(51)3028.9114/ (51)3061.9115 . e-mail: sbdg@sbdg.org.br